Home / Politica / Lindbergh presta primeiro depoimento à PF em inquérito contra Eduardo Bolsonaro

Lindbergh presta primeiro depoimento à PF em inquérito contra Eduardo Bolsonaro

Investigação apura suposta atuação do deputado nos EUA contra o Judiciário brasileiro.

O deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ) prestou, nesta segunda-feira (2), o primeiro depoimento no inquérito que investiga a atuação de Eduardo Bolsonaro (PL-SP) nos Estados Unidos. A apuração foi aberta a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) e autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

O foco das investigações é saber se o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) teria atuado, em território americano, em ações para descredibilizar o Judiciário brasileiro, especialmente o STF.

Na decisão que abriu a investigação, Moraes também determinou que sejam ouvidos tanto Jair Bolsonaro quanto Eduardo.

 O que Lindbergh levou à PF?

Segundo a assessoria do parlamentar, Lindbergh entregou à Polícia Federal documentos, vídeos, textos e registros de publicações nas redes sociais que, segundo ele, comprovariam a conduta de Eduardo Bolsonaro no exterior.

O deputado também deve esclarecer se formalizou algum pedido oficial à Câmara dos Deputados ou a outros órgãos de controle interno, questionando a conduta do deputado licenciado.

 Entenda o caso

O pedido de abertura do inquérito partiu do procurador-geral da República, Paulo Gonet, que considerou haver elementos suficientes para apuração. Na representação, Lindbergh sugere que as ações de Eduardo no exterior ferem princípios institucionais e configuram possível ataque às instituições brasileiras.

A denúncia ganhou força após uma série de falas e encontros do deputado nos Estados Unidos, onde, supostamente, ele teria feito críticas ao STF e buscado apoio de autoridades estrangeiras contra decisões da Suprema Corte brasileira.

Por: Daniela Castelo Branco

Foto: Divulgação/ Gazeta do Povo

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *