Home / Politica / Maioria dos deputados defende que Bolsonaro desista de candidatura em 2026, aponta pesquisa Quaest

Maioria dos deputados defende que Bolsonaro desista de candidatura em 2026, aponta pesquisa Quaest

Levantamento mostra que 51% acreditam que ex-presidente deveria abrir mão da disputa; apenas 23% defendem que ele siga como candidato

Uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (2) pela Genial/Quaest revela que 51% dos deputados federais acreditam que Jair Bolsonaro (PL) deveria abrir mão da candidatura à Presidência da República em 2026. O levantamento ouviu 203 parlamentares: cerca de 40% da composição da Câmara dos Deputados, entre os dias 7 de maio e 30 de junho.

Mesmo inelegível até 2030 por decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Bolsonaro mantém forte influência política e tem feito articulações em apoio a aliados. Ainda assim, apenas 23% dos deputados consultados disseram que ele deveria manter sua candidatura. Os indecisos ou que preferiram não responder somam 26%.

Divisão por campo político

O resultado reflete diferentes posições conforme o alinhamento político:

  • Entre os parlamentares da base do governo, 55% defendem que Bolsonaro desista da disputa, enquanto 14% acham que ele deve continuar como candidato.
  • Na oposição, 47% são favoráveis à desistência, contra 49% que defendem a manutenção da candidatura.
  • Entre os independentes, 65% acham que ele deveria abrir mão, e apenas 10% querem que continue na corrida presidencial.

Condenado pelo TSE por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação, o ex-presidente ainda pode recorrer ao STF (Supremo Tribunal Federal) para tentar reverter sua inelegibilidade.

A margem de erro da pesquisa é de 4,5 pontos percentuais, para mais ou para menos. A sondagem reforça a leitura de que, mesmo com apoio relevante em parte da oposição, o nome de Bolsonaro como candidato em 2026 enfrenta resistência expressiva no Parlamento.

Texto: Daniela Castelo Branco

Foto: Divulgação

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *