Apesar de maioria ainda desaprovar o governo, presidente reduz rejeição e ganha fôlego em relação à pesquisa anterior
A popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue dividindo opiniões no país, segundo levantamento divulgado nesta terça-feira (8) pela AtlasIntel em parceria com a Bloomberg. De acordo com os dados, 51,8% dos entrevistados desaprovam a gestão de Lula, enquanto 47,3% aprovam. Apenas 0,9% disseram não saber.
Apesar de a desaprovação ainda estar numericamente à frente, os números mostram uma ligeira melhora na percepção do governo em comparação à pesquisa anterior, realizada em maio. Na ocasião, a rejeição era de 53,7%; ou seja, houve uma queda de 1,9 ponto percentual. O mesmo percentual foi registrado como alta na taxa de aprovação, que subiu de 45,4% para 47,3%.
A pesquisa ouviu 2.621 pessoas entre os dias 27 e 30 de junho, por meio de recrutamento digital aleatório, com margem de erro de dois pontos percentuais e nível de confiança de 95%.
Veja os dados detalhados:
- Desaprovo: 51,8% (era 53,7% em maio)
- Aprovo: 47,3% (era 45,4%)
- Não sei: 0,9% (0,7% anteriormente)

O levantamento faz parte da Latam Pulse, iniciativa da AtlasIntel em parceria com a Bloomberg, que acompanha mensalmente a situação política, social e econômica de cinco países da América Latina: Brasil, Argentina, Chile, Colômbia e México.
O cenário indica que, embora ainda enfrente desafios em áreas como segurança, impostos e responsabilidade fiscal, temas nos quais sua gestão tem sido avaliada de forma mais crítica, Lula mostra sinais de recuperação no apoio popular, em meio a movimentações políticas e medidas econômicas em curso.
Texto: Daniela Castelo Branco
Foto: Divulgação