Home / Nacional / Maioria dos brasileiros vê tarifa de Trump como injustificada, aponta AtlasIntel

Maioria dos brasileiros vê tarifa de Trump como injustificada, aponta AtlasIntel

Pesquisa mostra que retaliação aos Brics e influência da família Bolsonaro são principais explicações atribuídas por entrevistados.

Uma maioria de 62,2% dos brasileiros considera injustificada a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de aplicar uma tarifa de importação de 50% sobre produtos brasileiros, segundo levantamento da AtlasIntel em parceria com a Bloomberg, divulgado nesta terça-feira (15).

A medida, anunciada por Trump no último dia 9 e prevista para entrar em vigor a partir de 1º de agosto, tem sido amplamente criticada por diversos setores econômicos e políticos no Brasil. Segundo a pesquisa, apenas 36,8% veem a medida como justificada, enquanto 1% não soube opinar.

Retaliação ao Brics é principal motivo apontado

Na avaliação dos entrevistados, a principal razão por trás da decisão de Trump está ligada à atuação do Brasil no Brics. Cerca de 40,9% acreditam que a tarifa é uma retaliação à aproximação do país com o bloco de economias emergentes, que vem discutindo a criação de uma moeda alternativa ao dólar e a reestruturação do sistema financeiro global.

Trump, por diversas vezes, já classificou o Brics como um movimento “antiamericano” e prometeu sanções a países que apoiem medidas contrárias à hegemonia do dólar ou aos interesses dos EUA.

Atuação da família Bolsonaro também pesa

Outro dado relevante da pesquisa é que 36,9% dos entrevistados atribuem o tarifaço à atuação da família Bolsonaro nos EUA. O deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) está nos Estados Unidos desde março articulando apoios políticos à anistia do pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, e criticando decisões do STF: o que, para parte da população, teria influenciado Trump a tomar uma posição mais dura contra o Brasil.

Em sua carta endereçada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Trump alegou motivos políticos para o aumento da tarifa, como o avanço do julgamento de Bolsonaro no Supremo e a regulação de big techs no Brasil. No entanto, apenas 3,5% dos entrevistados acreditam que a decisão de Trump busca legítimo equilíbrio na relação comercial entre os países, como afirma o republicano.

Sobre a pesquisa

A pesquisa AtlasIntel ouviu 2.841 pessoas, com idades entre 16 e 100 anos, entre os dias 11 e 13 de julho. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.

O resultado indica que, para a maioria dos brasileiros, a medida de Trump é vista mais como um ato político do que comercial, elevando a temperatura das relações entre Brasília e Washington em pleno ano eleitoral nos Estados Unidos.

Texto: Daniela Castelo Branco

Foto: Divulgação

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *