Home / Politica / Hugo Motta e Tarcísio de Freitas articulam encontro em Brasília sobre projeto de anistia

Hugo Motta e Tarcísio de Freitas articulam encontro em Brasília sobre projeto de anistia

Reunião busca avançar em texto que possa alcançar condenados e investigados do 8 de janeiro e réus da trama golpista.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), devem se reunir nesta quarta-feira (3) em Brasília para tratar do projeto de lei que prevê anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023. A informação foi confirmada à CNN pela assessoria de Hugo Motta, que afirmou que “provavelmente” os dois estarão juntos nesta quarta-feira.

A ideia é avançar em um formato de texto que beneficie não apenas os condenados e investigados pelo 8 de janeiro, mas também os réus da trama golpista, cujo julgamento segue nesta manhã no Supremo Tribunal Federal (STF). O presidente da Câmara sinalizou dificuldades em aprovar uma anistia ampla, geral e irrestrita, mas disse a aliados que o apoio a um texto que trate do assunto cresceu na Casa e deverá ser pautado nas próximas semanas.

Obstáculos e resistências
O maior desafio é o alcance do texto. Uma anistia ampla que beneficie o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e demais réus da trama golpista enfrenta resistência do STF e do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP). A expectativa é que um projeto que apenas diminua penas por crimes contra a democracia tenha mais chances de aprovação, enquanto um texto fora desses termos poderia ser barrado no Senado ou contestado judicialmente.

Articulação política
Tarcísio de Freitas e integrantes do Centrão, por sua vez, defendem um texto mais abrangente. O encontro em Brasília sinaliza a movimentação política intensa para tentar conciliar interesses entre Legislativo, Executivo e Judiciário, em meio ao julgamento que mantém o país atento aos desdobramentos da trama golpista e do 8 de janeiro.

Texto: Daniela Castelo Branco

Foto: Divulgação

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *