Desgaste no cenário econômico e crise com os EUA influenciam avaliação do governo petista.
A avaliação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) registra um empate técnico entre aprovação e desaprovação, segundo nova pesquisa da AtlasIntel em parceria com a Bloomberg, divulgada nesta terça-feira (15). O levantamento mostra que 50,3% dos brasileiros desaprovam o governo, enquanto 49,7% o aprovam.
A pesquisa ouviu 2.841 eleitores entre os dias 11 e 13 de julho, com margem de erro de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, e nível de confiança de 95%.
Trata-se do pior índice de aprovação do atual mandato até agora. Em comparação com julho de 2024, a desaprovação subiu 5,4 pontos percentuais, saindo de 44,9% para 50,3%. Já a aprovação praticamente se manteve estável, oscilando de 50,2% para 49,7%. Pela primeira vez, não houve registro de eleitores indecisos ou que não souberam responder.
Tendência de desgaste
A pesquisa reflete o atual momento de instabilidade enfrentado pelo governo Lula, em especial com a crise comercial com os Estados Unidos, após o anúncio de tarifas de 50% sobre produtos brasileiros pelo presidente Donald Trump, e o impasse político interno com a oposição bolsonarista, que vem intensificando sua atuação em meio ao julgamento de Jair Bolsonaro no STF.
Além disso, a frustração com o ritmo da economia, especialmente com relação a desemprego, inflação e juros, também tem afetado a percepção de parte dos eleitores.
A polarização segue evidente e mostra um país dividido: o que deve impactar diretamente nas estratégias políticas do Planalto nos próximos meses, especialmente com o avanço da pauta internacional e os desdobramentos jurídicos envolvendo a oposição.
Texto: Daniela Castelo Branco
Foto: Divulgação