Home / Mundo / Chefe do Pentágono alerta que fará mais operações perto da Venezuela

Chefe do Pentágono alerta que fará mais operações perto da Venezuela

Ataque a barco suspeito de transportar drogas deixou pelo menos 11 mortos e indica intensificação das ações militares dos EUA.

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Pete Hegseth, afirmou nesta quarta-feira (3) que as operações contra traficantes de narcóticos ilegais continuarão, após o ataque que matou pelo menos 11 pessoas na terça-feira (2). A ação atingiu um navio da Venezuela supostamente envolvido no transporte de drogas ilegais.

Hegseth destacou que os EUA manterão recursos no ar e na água para combater o tráfico de drogas. “Temos recursos no ar, na água, em navios, porque esta é uma missão muito séria para nós, e não vai parar apenas com este ataque. Qualquer outra pessoa que trafica nessas águas e que seja um narcoterrorista enfrentará o mesmo destino”, declarou ao canal Fox News.

Primeira operação após reforço militar
O ataque foi a primeira operação conhecida desde o envio recente de navios de guerra americanos para o sul do Caribe, sinalizando uma escalada do governo de Donald Trump contra cartéis de drogas, alguns classificados como organizações terroristas estrangeiras.

Possíveis repercussões regionais
A intensificação das ações militares pode ter sérias implicações para a região, aumentando tensões com a Venezuela e atraindo a ira do ditador Nicolás Maduro. A presença militar americana no sul do Caribe e as operações direcionadas ao tráfico de drogas marcam um momento de grande pressão sobre os cartéis e os regimes aliados na região.

Texto: Daniela Castelo Branco

Foto: Divulgação/Reuters

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *