Iniciativa oferece habilitação gratuita para pessoas de baixa renda em Rondônia; interessados devem se inscrever até 23h59 no site do Detran.
Termina nesta segunda-feira (30), às 23h59, o prazo para se inscrever no programa CNH Social, promovido pelo Governo de Rondônia por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO). A ação, que tem registrado grande volume de acessos, oferece 1.500 vagas para a emissão gratuita da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias A, B, AB e para pessoas com deficiência (PcD).
O objetivo é ampliar o acesso à cidadania, mobilidade e qualificação profissional de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Para participar, o candidato deve:
- Estar inscrito no CadÚnico;
- Ter renda familiar per capita de até meio salário mínimo ou renda familiar total de até dois salários mínimos;
- Atender a outros critérios definidos no edital.
O diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha, reforça a importância da leitura atenta do edital. “O programa CNH Social é uma oportunidade para a população de baixa renda conquistar a primeira habilitação de forma gratuita. É fundamental ler o edital para entender quem tem direito, quais documentos são exigidos e como funciona cada etapa do processo seletivo”, alertou.
Atualização de dados e nova etapa confirmada
Para quem já se inscreveu, mas percebeu alguma informação incorreta, é possível fazer a atualização cadastral no sistema. O Detran-RO disponibilizou o Manual Portal CNH Social com o passo a passo para corrigir os dados informados.
Devido à alta procura, o Governo de Rondônia confirmou que haverá uma segunda etapa do programa, com abertura de novas vagas nos próximos meses.
Todo o processo é gratuito. Após o encerramento das inscrições hoje, o sistema será automaticamente bloqueado para novos cadastros. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site oficial do Detran:
https://www.detran.ro.gov.br
Texto: Daniela Castelo Branco
Foto: Divulgação/Governo de Rondônia