Home / Politica / Convidado da Jovem Pan entrega pauta ao gabinete paralelo de Alexandre de Moraes

Convidado da Jovem Pan entrega pauta ao gabinete paralelo de Alexandre de Moraes

Mensagens revelam troca de informações entre advogado e assessoria do STF antes de programa que defendia o ministro.

Novas revelações da série Vaza Toga expõem a articulação que antecedeu a participação no programa Linha de Frente, da rádio Jovem Pan. Em 17 de novembro, o advogado Renato Ribeiro de Almeida comunicou, via WhatsApp, a Eduardo Tagliaferro, então chefe da Unidade Especial de Combate à Desinformação do TSE, sua disposição em “fazer a defesa do ministro”, alertando que “vão atacar o ministro Alexandre de Moraes e a Justiça Eleitoral” .

A mensagem, recebida por Tagliaferro, foi prontamente compartilhada com o grupo de assessores do ministro no chamado “gabinete paralelo”. Na sequência, Almeida teria vazado a pauta completa do programa, que foi encaminhada integralmente ao grupo clandestino.

Esse episódio acrescenta um capítulo relevante à série Vaza Toga, que já revelou diversas práticas questionáveis do referido gabinete paralelo. Documentos e diálogos publicados por Oeste trazem à tona a forma como informações estratégicas transitavam entre mídia e estruturas informais do Judiciário, comprometendo transparência institucional.

Reflexão

A articulação entre um advogado convidado de um veículo de comunicação e assessores de um ministro do STF sugere um contorno quase “foi tudo combinado antes de entrar no ar”. Esse tipo de coordenação coloca em xeque a independência editorial de programas políticos e evidencia como mecanismos informais de influência, entre eles; o chamado gabinete paralelo, operam dentro e fora dos tribunais.

Texto: Daniela Castelo Branco/Com informações da Revista Oeste

Foto: Divulgação/Agência Brasil

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *