Home / Politica / Em meio ao tarifaço dos EUA, petistas adotam lema nacionalista usado por Bolsonaro

Em meio ao tarifaço dos EUA, petistas adotam lema nacionalista usado por Bolsonaro

Parlamentares do PT usam boné com a frase “Meu partido é o Brasil” e lançam campanha para resgatar o verde e amarelo em defesa da soberania nacional.

Durante uma reunião em Brasília com o presidente eleito do PT, Edinho Silva, vários deputados da bancada petista surgiram usando bonés amarelos com a frase estampada em verde: as mesmas cores da bandeira nacional, frequentemente associadas ao bolsonarismo nos últimos anos.

O deputado federal Kiko Celeguim (PT-SP), presidente do diretório paulista da sigla, compartilhou o registro nas redes sociais e escreveu que os parlamentares estavam “no estilo, usando um boné que realmente dá orgulho”. Já o deputado Dimas Gadelha (PT-RJ) publicou um vídeo mostrando o acessório e disparou: “Nosso partido é o Brasil. A gente não lambe bota de americano, não”.

O gesto, embora carregado de simbolismo político, é também uma resposta direta ao momento delicado vivido nas relações comerciais entre Brasil e Estados Unidos. A taxação imposta por Trump gerou forte reação do governo Lula e unificou setores do Congresso em torno de uma narrativa nacionalista, com ênfase na soberania e nos interesses econômicos brasileiros.

Reapropriação das cores verde e amarela

Além do resgate do slogan, o PT lançou nas redes sociais a campanha “Defenda o Brasil”, em que utiliza o verde e o amarelo de forma explícita. Um dos materiais diz: “Patriotismo não é fantasia de carnaval. Agora as máscaras caíram.” A ação é um esforço para reapropriar os símbolos nacionais, historicamente associados à direita bolsonarista nos últimos anos.

O gesto revela uma tentativa de quebrar monopólios simbólicos e reforçar que o discurso patriótico também cabe à esquerda; especialmente em tempos de embates geopolíticos e medidas que afetam diretamente a economia brasileira.

Com a disputa narrativa em pleno andamento, a frase que já serviu a um campo político volta à cena como um gesto de defesa do interesse nacional, agora com outra voz e outro sentido.

Texto: Daniela Castelo Branco

Foto: Divulgação

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *