Missão liderada pela CNI busca apoio de empresários americanos contra taxa de 50% sobre produtos brasileiros.
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) confirmou nesta sexta-feira (25) que levará uma comitiva de empresários brasileiros aos Estados Unidos para tentar barrar a tarifa de 50% que o presidente Donald Trump ameaça impor ao Brasil a partir de 1º de agosto.
A missão empresarial estava sendo articulada nos bastidores nos últimos dias, inclusive em diálogo com o governo federal. Agora, com o agravamento das tensões, a iniciativa foi oficializada como parte dos esforços da indústria nacional para pressionar o governo norte-americano e evitar o impacto negativo da medida.
O grupo pretende se reunir presencialmente com empresários e representantes do setor produtivo dos EUA, reforçando a importância das relações comerciais entre os dois países e alertando para os prejuízos que a tarifa pode causar em ambos os lados. A comitiva, num primeiro momento, será composta apenas por industriais, sem a participação direta de integrantes do governo brasileiro.
Embora o ideal fosse realizar a viagem antes do início de agosto, questões logísticas podem adiar a missão para dentro de duas a três semanas.
O movimento da CNI se soma à agenda de senadores brasileiros que já embarcaram rumo a Washington para dialogar com parlamentares e executivos norte-americanos. Ainda não há previsão de viagem por parte de membros do governo federal, que tem se posicionado com cautela diante da ofensiva tarifária de Trump.
Texto: Daniela Castelo Branco
Foto: Divulgação