Home / Esporte / Fim da linha nos EUA, mas não no mundo: brasileiros ainda podem conquistar título mundial em 2025

Fim da linha nos EUA, mas não no mundo: brasileiros ainda podem conquistar título mundial em 2025

Apesar das eliminações na Copa do Mundo de Clubes, seis times do Brasil seguem vivos na disputa por uma vaga na Copa Intercontinental deste ano.

A participação dos clubes brasileiros na nova Copa do Mundo de Clubes, disputada nos Estados Unidos, chegou ao fim. Palmeiras, Fluminense, Flamengo e Botafogo representaram o país com boas campanhas, mas nenhum conseguiu chegar à tão sonhada final.

O último a se despedir foi o Fluminense, que perdeu por 2 a 0 para o Chelsea na semifinal, na noite de terça-feira (8). A equipe comandada por Renato Gaúcho não resistiu ao forte time inglês e deu adeus à competição como o melhor sul-americano no torneio.

Mas o sonho do título mundial ainda está vivo: só que em outro formato.

Um novo caminho para ser campeão do mundo

Além do Mundial quadrienal que passou a ser disputado em moldes ampliados, a FIFA mantém a tradicional Copa Intercontinental, que acontece todos os anos em dezembro e reúne os campeões continentais de cada temporada. Embora mais enxuto, o torneio também é reconhecido como mundial e continua sendo valorizado, especialmente pelos clubes brasileiros.

E é aí que surge uma nova esperança: Palmeiras, Flamengo e Botafogo, mesmo eliminados no Mundial dos EUA, estão nas oitavas de final da Libertadores, o que os mantém vivos na briga por uma vaga na Intercontinental de 2025.

Além deles, São Paulo, Internacional e Fortaleza também seguem na disputa e podem representar o Brasil no torneio internacional de fim de ano. A regra é simples: quem levantar a taça da Libertadores garante lugar na Copa Intercontinental.

O Fluminense, por sua vez, está fora dessa corrida. Atual campeão da América, o Tricolor das Laranjeiras disputa este ano apenas a Sul-Americana, competição que não oferece vaga para o torneio mundial.

Além do título e do prestígio, o campeão da Libertadores deste ano também assegura presença na próxima edição do novo Mundial de Clubes, marcada para 2029.

Ou seja, mesmo com o fim precoce no Mundial deste ano, o futebol brasileiro ainda tem chances reais de conquistar um título mundial em 2025 e, quem sabe, abrir caminho para novos feitos nos anos seguintes.

Texto: Daniela Castelo Branco

Foto: Divulgação

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *