Solicitação pode ser feita a partir desta quarta-feira (14) pelo aplicativo “Meu INSS”.
Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que tiveram descontos indevidos em seus contracheques já podem solicitar o ressarcimento dos valores. A partir desta quarta-feira (14), o serviço está disponível pelo aplicativo Meu INSS e também pela Central de Atendimento 135.
Pelo sistema, o beneficiário poderá verificar qual associação realizou a cobrança e o valor exato descontado. Com essas informações em mãos, ele deverá confirmar se reconhece ou não a autorização da cobrança. Caso não reconheça, o próprio aplicativo encaminha a contestação diretamente à entidade responsável.
A associação ou sindicato terá um prazo de 15 dias úteis para apresentar documentos que comprovem a autorização do desconto. Se não houver comprovação, a entidade terá mais 15 dias para realizar o reembolso.
Importante: o valor não será depositado diretamente na conta do aposentado ou pensionista, como medida de segurança para proteger os dados bancários e evitar novas fraudes. A quantia será restituída ao INSS, que fará o repasse ao beneficiário.
A medida é uma resposta à fraude bilionária descoberta pela Operação Sem Desconto, da Polícia Federal, que revelou um esquema de descontos associativos não autorizados. Entre 2019 e 2025, o prejuízo estimado aos cofres públicos ultrapassa R$ 6,3 bilhões.
Como acessar o aplicativo- Meu INSS:
Pelo celular:
1. Acesse a loja de aplicativos do seu celular (Google Play ou App Store)
2. Digite “Meu INSS” na busca
3. Clique em “Instalar” e aceite os termos de uso
4. O login é feito por meio da conta gov.br
5. Autorize o aplicativo a acessar seus dados
Pelo computador:
• Acesse: meu.inss.gov.br
• Entre com sua conta gov.br
Por: Daniela Castelo Branco
Foto: Arquivo