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Fraude no INSS: mais de 1,3 milhão de segurados pedem reembolso de descontos não autorizados

Quem precisar solicitar o ressarcimento pode fazer o pedido pelo aplicativo “Meu INSS” ou pelo telefone 135.

Uma avalanche de reclamações. Em apenas três dias, mais de R$ 1 milhão e 300 mil aposentados e pensionistas do INSS já solicitaram reembolso de descontos indevidos feitos por entidades associativas.

O balanço divulgado nesta sexta-feira (16) aponta que quase 1 milhão e 400 mil segurados procuraram os canais do INSS — o aplicativo Meu INSS e o telefone 135 — para consultar ou questionar cobranças feitas diretamente no benefício. Desde terça-feira, cerca de 9 milhões de beneficiários começaram a ser notificados sobre possíveis descontos. Só na plataforma meu INSS, mais de 34 milhões de acessos foram registrados.

O caso já está sendo investigado pela Polícia Federa (PF) e pela Controladoria-Geral da União, que apuram a atuação de organizações criminosas. A suspeita é de que associações estariam cadastrando os segurados sem autorização e, com isso, descontando valores diretamente do benefício.

Ao todo, 41 entidades estão sob contestação. Quem se sentir lesado pode consultar se teve algum desconto e, caso não reconheça, abrir um processo de reembolso sem prazo determinado para solicitação. As entidades terão até 15 dias úteis para comprovar que o desconto foi autorizado voluntariamente. Se não conseguirem, terão que reembolsar o valor, que será depositado na conta do segurado após repasse ao Tesouro Nacional.

O INSS faz um alerta: não está enviando mensagens de texto, e-mails ou ligações para tratar desse assunto. O atendimento é feito apenas pelos canais oficiais: Meu INSS e pelo telefone 135.

Com o novo sistema, aposentados e pensionistas têm agora uma ferramenta para garantir que o que é deles não seja levado por ninguém. E mais: quem não teve nenhum desconto recebe a mensagem tranquilizadora:
📱 “fique tranquilo, nenhum desconto foi feito no seu benefício.”

Por: Redação

Foto: Arquivo

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