Home / Politica / Imprensa internacional repercute operação contra Bolsonaro e uso de tornozeleira eletrônica

Imprensa internacional repercute operação contra Bolsonaro e uso de tornozeleira eletrônica

Veículos destacam medidas impostas pelo STF e veem avanço nas investigações sobre crimes contra a democracia.

A operação da Polícia Federal contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), teve ampla repercussão na imprensa internacional nesta sexta-feira (18). Os jornais estrangeiros destacaram principalmente a imposição do uso de tornozeleira eletrônica, o recolhimento domiciliar noturno e nos fins de semana, além das demais restrições impostas pelo ministro Alexandre de Moraes.

Bolsonaro é investigado por supostos crimes de coação no curso do processo, obstrução à Justiça e ataque à soberania nacional. Entre as medidas cautelares, também estão a proibição de comunicação com embaixadores e diplomatas estrangeiros, de contato com outros réus ou investigados e de uso de redes sociais.

O jornal The New York Times trouxe a confirmação das medidas por meio da defesa do ex-presidente e chamou atenção para a proibição de contato até mesmo com o filho, o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro, que atualmente está nos Estados Unidos.

Já o The Washington Post ressaltou que as ações ocorreram enquanto a Polícia Federal realizava buscas tanto na casa de Bolsonaro quanto na sede do Partido Liberal, em Brasília. O jornal ainda apontou que a operação foi respaldada por uma ordem judicial do Supremo.

Na Europa, o espanhol El País destacou, em sua manchete, o “risco de fuga” como um dos argumentos que teriam embasado a decisão de Moraes de impor o monitoramento eletrônico. O jornal também contextualizou o caso dentro do processo em que Bolsonaro é acusado de tentar minar o sistema democrático brasileiro após a derrota nas eleições de 2022.

Na América do Sul, o argentino La Nación publicou um resumo detalhado das medidas impostas pela Justiça brasileira. O jornal revelou ainda que, durante a operação, foram apreendidos R$ 22 mil em espécie, além de um celular e um pen drive que estavam com o ex-presidente.

As reações da imprensa internacional refletem o peso das investigações em curso e colocam o ex-presidente no centro de um cenário jurídico e político que pode ter desdobramentos tanto no Brasil quanto no exterior.

Texto: Daniela Castelo Branco

Foto: Divulgação

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *