Home / Politica / Lula cobra lealdade de ministros do União Brasil após críticas públicas do partido

Lula cobra lealdade de ministros do União Brasil após críticas públicas do partido

Presidente demonstrou insatisfação com postura de Rueda e Efraim Filho e pressionou ministros por apoio firme à gestão.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convocou, na noite desta terça-feira (29), uma reunião com os ministros Celso Sabino (Turismo), Waldez Góes (Integração Nacional) e Frederico de Siqueira (Comunicações) para expressar insatisfação com a postura do União Brasil, partido ao qual os três são filiados e que ocupa espaços na Esplanada dos Ministérios.

O principal alvo da irritação de Lula foi o presidente nacional do União, Antônio Rueda, que tem feito críticas públicas à condução do governo, especialmente em relação ao tarifaço imposto por Donald Trump. Rueda chegou a cobrar um telefonema direto entre Lula e o presidente dos Estados Unidos e declarou, em evento com investidores, que o governo petista é “fraco”.

Durante o encontro no Palácio da Alvorada, Lula também reclamou da atuação do líder do União Brasil no Senado, Efraim Filho (PB), que recentemente apareceu em um evento ao lado da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. O tom da conversa com os ministros foi de cobrança por lealdade e reafirmação de compromisso político.

Apesar da tensão, os três ministros reafirmaram apoio ao governo. Nos próximos dias, Lula pretende ampliar a articulação e se reunir com outros dirigentes do partido, como Davi Alcolumbre, presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado.

Mesmo comandando três ministérios, o União Brasil tem sido um dos partidos menos fiéis ao governo nas votações no Congresso. A legenda já sinalizou intenção de lançar o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, como candidato à Presidência em 2026, o que deve intensificar os embates internos.

Lula também tem adotado postura semelhante com ministros do MDB, exigindo alinhamento para a disputa eleitoral de 2026. Recentemente, os titulares das pastas de Transportes, Cidades e Planejamento reafirmaram apoio à reeleição do presidente.

Texto: Daniela Castelo Branco

Foto: Divulgação

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *