Home / Politica / Lula perde para Bolsonaro, Tarcísio e Michelle em cenário de segundo turno, aponta pesquisa Atlas

Lula perde para Bolsonaro, Tarcísio e Michelle em cenário de segundo turno, aponta pesquisa Atlas

Levantamento ouviu 4.399 pessoas entre os dias 19 e 23 de maio; margem de erro é de 1 ponto percentual, para mais ou para menos.

Uma pesquisa AtlasIntel divulgada nesta sexta-feira (30) acendeu um alerta no cenário político brasileiro. Segundo o levantamento, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) seria derrotado em um eventual segundo turno contra três nomes da direita: Jair Bolsonaro (PL), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL).

O cenário mais desfavorável para Lula é contra Michelle. Na simulação, ela aparece com 49,8% das intenções de voto, enquanto o petista soma 45,3%. Apenas 4,9% dizem não saber ou pretendem votar em branco ou nulo.

Quando a disputa é com Tarcísio, a vantagem também vai para o atual governador paulista, que tem 48,9% contra 45,1% de Lula. Brancos, nulos e indecisos somam 6%.

Já na simulação contra Jair Bolsonaro, o resultado é de empate técnico no limite da margem de erro, mas com tendência favorável ao ex-presidente. Bolsonaro aparece com 47,5%, e Lula, com 45,5%. Outros 7% dizem não saber ou votariam em branco ou nulo.

Esses são os únicos três cenários em que Lula não se reelege, segundo o levantamento.

Nos demais confrontos, o presidente venceria com relativa folga. Contra o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), Lula teria 44% das intenções de voto, mais que o dobro dos 22,6% do gaúcho; embora o índice de indecisos, brancos e nulos chegue a expressivos 33,4%.

Lula também venceria o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), por 45,2% a 36,1%. E, contra o mineiro Romeu Zema (Novo), o petista levaria a melhor por 45,2% a 39,5%.

A pesquisa ouviu 4.399 brasileiros entre os dias 19 e 23 de maio, pela internet, utilizando a metodologia Atlas RDR. A margem de erro é de 1 ponto percentual, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

Por: Daniela Castelo Branco

Foto: Divulgação

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *