Home / Politica / Maioria dos brasileiros reprova decisão dos EUA de revogar vistos de ministros do STF, aponta Ipespe

Maioria dos brasileiros reprova decisão dos EUA de revogar vistos de ministros do STF, aponta Ipespe

Levantamento mostra que 57% discordam da medida tomada após operação da PF contra Bolsonaro; 37% são favoráveis.

A maioria da população brasileira discorda da decisão do governo dos Estados Unidos de revogar os vistos de entrada de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). É o que revela a nova pesquisa Pulso Brasil/Ipespe, divulgada nesta quinta-feira (24), segundo a qual 57% dos entrevistados são contra a medida anunciada por autoridades americanas na última semana.

Do outro lado, 37% disseram concordar com a decisão do governo dos EUA, enquanto 6% não souberam ou preferiram não responder.

O levantamento ouviu 2.500 pessoas entre os dias 19 e 22 de julho. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95,45%.

A medida causou forte repercussão desde que foi anunciada, na última sexta-feira (18), pelo secretário de Estado americano, Marco Rubio, através de uma publicação em seu perfil na rede social X. Segundo ele, os vistos de Alexandre de Moraes, ministro do STF, e de seus “aliados no tribunal” estariam sendo revogados em resposta às ações da Suprema Corte contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

De acordo com fontes do Palácio do Planalto, além de Moraes, os vistos de outros sete ministros do Supremo e do procurador-geral da República, Paulo Gonet, também teriam sido suspensos, embora os nomes não tenham sido confirmados oficialmente.

A decisão do governo norte-americano escancarou o alinhamento político de setores da gestão Trump com o ex-presidente brasileiro e agravou o já tenso cenário das relações bilaterais entre Brasil e Estados Unidos, especialmente no campo jurídico e diplomático.

A pesquisa Ipespe indica que, apesar da polarização política, a maior parte da sociedade brasileira vê com crítica a interferência externa sobre instituições do país, como o STF; mesmo diante de sua atuação controversa em alguns episódios recentes.

Texto: Daniela Castelo Branco

Foto: Divulgação

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *