Home / Nacional / Moraes vê Paulo Figueiredo ciente de denúncia e mantém processo por tentativa de golpe

Moraes vê Paulo Figueiredo ciente de denúncia e mantém processo por tentativa de golpe

Ministro do STF cita vídeos nas redes sociais como prova de que o blogueiro sabe das acusações

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), considerou que o blogueiro Paulo Figueiredo já tem plena ciência da denúncia apresentada contra ele no inquérito que apura uma suposta tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. Mesmo sem apresentar defesa no prazo legal, o processo seguirá normalmente, agora com a Defensoria Pública da União (DPU) atuando em sua representação.

A decisão, assinada nesta semana, aponta publicações recentes feitas pelo próprio Figueiredo nas redes sociais como evidência de que ele está informado sobre o andamento do caso. “Considerada a ciência inequívoca da acusação pelo acusado, bem como a validade da notificação por edital, dou por notificado o réu Paulo Renato de Oliveira Figueiredo Filho”, escreveu Moraes.

Em um dos vídeos publicados, Figueiredo afirma: “URGENTE! PGR e DPU enfrentam Alexandre e pedem suspensão do suposto processo contra mim”. A declaração, segundo o ministro, elimina qualquer dúvida quanto ao conhecimento do processo.

Defensoria tentava suspender processo

A DPU havia pedido a suspensão do processo, argumentando que não possuía meios de contato com o blogueiro, que reside nos Estados Unidos e não tem endereço oficial conhecido. O pedido foi negado por Moraes, que também validou a citação por edital, diante das tentativas frustradas de intimação formal no exterior.

O ministro ainda destacou uma fala anterior de Figueiredo, em que ele teria dito estar “louco para ser interrogado” sobre os fatos pelos quais está sendo denunciado.

Acusações e situação processual

Paulo Figueiredo é o único dos 34 denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por envolvimento em uma suposta trama golpista que ainda não tem data de julgamento marcada no STF. Ele responde por crimes graves, como:

  • Organização criminosa armada;
  • Tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito;
  • Golpe de Estado;
  • Dano qualificado por violência e grave ameaça;
  • Deterioração de patrimônio tombado.

A denúncia será analisada pela Primeira Turma do Supremo, que decidirá se aceita ou não a acusação formal. Se for aceita, Figueiredo se tornará réu no processo.

Trajetória recente

Com passagem pela Jovem Pan, Paulo Figueiredo se notabilizou por sua atuação nas redes sociais e comentários políticos com viés bolsonarista. Foi afastado da emissora em 2021 e demitido posteriormente, após virar alvo de investigações por disseminação de desinformação.

Apesar de residir fora do Brasil, o blogueiro segue ativo nas redes, onde comenta com frequência as decisões do STF e do ministro Alexandre de Moraes.

Texto: Daniela Castelo Branco

Foto: Divulgação

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *