Home / Politica / “Não tenho dúvida da minha condenação”, diz Bolsonaro após operação da PF

“Não tenho dúvida da minha condenação”, diz Bolsonaro após operação da PF

Ex-presidente afirma que processo é político e garante: “sou candidato em 2026”.

Após ser alvo de uma nova operação da Polícia Federal e obrigado a usar tornozeleira eletrônica, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) declarou, nesta sexta-feira (18), que não tem dúvidas de que será condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Em entrevista à agência Reuters, ele afirmou que o processo é meramente político e que o objetivo seria afastá-lo da vida pública.

“Não tenho dúvida da minha condenação. O ministro Alexandre de Moraes tem certa ascendência”, disse Bolsonaro, referindo-se ao relator da ação no STF.

A investigação apura se o ex-presidente tentou articular um plano de golpe de Estado em 2022, ao lado de aliados. Moraes afirmou, na decisão que autorizou a operação desta sexta, que Bolsonaro e o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) agiram “de forma dolosa e consciente” para tentar submeter o STF ao crivo de outro Estado estrangeiro, no caso, os Estados Unidos, através de negociações hostis e ilícitas.

“Sou candidato em 2026”

Mesmo inelegível até 2030 por decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Bolsonaro voltou a declarar que é candidato em 2026, reafirmando seu discurso de perseguição política.

“Eles querem me tirar de vez do jogo político. Eu sou o único que pode ganhar do Lula”, afirmou.

O ex-presidente também negou qualquer intenção de deixar o Brasil, apesar de aliados, incluindo seu filho Eduardo, estarem envolvidos em articulações políticas nos EUA.

“Nunca pensei em sair do Brasil. Nunca pensei em ir para uma embaixada”, declarou.

Medidas impostas pelo STF

Além da tornozeleira eletrônica, Bolsonaro está proibido de utilizar redes sociais, de se comunicar com embaixadores, diplomatas estrangeiros e outros investigados, incluindo o próprio filho. Também foi determinado recolhimento domiciliar no período noturno e aos fins de semana.

Em nota, a defesa do ex-presidente afirmou que recebeu com “surpresa e indignação” a imposição das medidas cautelares, e alegou que Bolsonaro “sempre cumpriu com todas as determinações do Poder Judiciário”.

Confira na íntegra a fala do ex-presidente:

Texto: Daniela Castelo Branco

Foto e reportagem: Divulgação/CNN Brasil

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *