EUA devem sancionar países que mantêm comércio com a Rússia, alertam senadores.
Durante coletiva nesta quarta-feira (30), senadores brasileiros que estão nos Estados Unidos para tentar barrar o tarifaço de 50% imposto por Donald Trump alertaram sobre uma nova ameaça ao Brasil: a possibilidade de sanções automáticas a países que mantêm relações comerciais com a Rússia.
O aviso foi feito pelo senador Carlos Viana (Podemos-MG), integrante da comitiva. “Estamos levando um recado importante ao Brasil: há outra crise, ainda pior, que pode nos atingir nos próximos 90 dias. Os EUA irão criar sanções automáticas para todos os países que continuam negociando com a Rússia”, declarou.
Segundo Viana, a medida não será uma ordem direta do presidente americano, mas uma lei aprovada pelo Congresso dos Estados Unidos, o que amplia seu alcance e dificulta possíveis exceções. A proposta legislativa, segundo ele, está em estágio avançado de tramitação.
A preocupação dos parlamentares é que o Brasil, por sua posição no Brics e sua relação diplomática com Moscou, entre na mira dessas futuras sanções, o que ampliaria ainda mais os efeitos negativos do atual impasse comercial com Washington.
Texto: Daniela Castelo Branco
Foto: Divulgação/CNN