Home / Politica / Pesquisa Atlas mostra Tarcísio à frente de Lula em cenário de 2º turno

Pesquisa Atlas mostra Tarcísio à frente de Lula em cenário de 2º turno

Levantamento aponta 48,4% para o governador de São Paulo contra 46,6% do atual presidente; outros cenários também foram testados.

Uma nova pesquisa AtlasIntel/Bloomberg divulgada nesta quinta-feira (28) mostra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), numericamente à frente do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em um eventual segundo turno em 2026. Segundo o levantamento, Tarcísio tem 48,4% das intenções de voto, contra 46,6% de Lula.

O instituto ouviu 6.238 pessoas entre os dias 20 e 25 de agosto. A margem de erro é de 1 ponto percentual, para mais ou para menos.

Disputa com Michelle e Bolsonaro

No mesmo levantamento, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) aparece tecnicamente empatada com Lula: ela soma 47,9% contra 48,8% do presidente. Já contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), inelegível até 2030 por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), há empate: 48,3% para cada lado.

Outros governadores testados

O instituto também simulou cenários com governadores que já se apresentam como pré-candidatos. Contra Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais, Lula venceria por 47,1% a 40,9%.

Contra Ronaldo Caiado (União Brasil), de Goiás, o petista teria 46,7%, contra 40,3% do goiano. Na disputa com Ratinho Jr. (PSD), do Paraná, Lula venceria por 46,9% a 41,1%.

Já em um confronto com Eduardo Leite (PSD), governador do Rio Grande do Sul, o petista teria 47,2%, enquanto o gaúcho marcaria 24,9%.

Retrato do momento

Dos sete cenários testados com Lula, o embate contra Tarcísio é o que apresenta o pior resultado para o presidente, segundo o instituto.

A pesquisa foi realizada por meio de questionários online, com metodologia de recrutamento digital aleatório (Atlas RDR). O nível de confiança é de 95%.

Texto: Daniela Castelo Branco

Foto: Divulgação/Istoé

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *