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Ponte sobre o Rio Candeias apresenta risco de desabamento e passa por obras emergenciais

DNIT anuncia reabilitação completa das duas estruturas e construção de novas pontes no local.

As duas pontes sobre o Rio Candeias, na BR-364, em Rondônia, estão sob cuidados emergenciais após apresentarem risco estrutural. Uma delas, com mais de 60 anos, está interditada desde janeiro. A outra, mais recente, teve o tráfego parcialmente interrompido em maio, após afundamento e aparecimento de trincas em sua estrutura.

O superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em Rondônia, André Lima, explicou que a ponte mais antiga já ultrapassou em 10 anos sua vida útil projetada, de 50 anos. “Ela ainda está de pé, mas precisa ser completamente reabilitada. Por precaução, interditamos e já finalizamos o projeto de recuperação”, afirmou.

A ponte mais nova, por sua vez, sofreu um recalque diferencial, quando parte da estrutura afunda de forma irregular, o que provocou uma trinca no tabuleiro, por onde passam os veículos. Com isso, o tráfego foi reduzido a meia pista para garantir a segurança dos motoristas.

Segundo André, o DNIT contratou serviços emergenciais para reabilitar as duas pontes, e os trabalhos devem começar ainda nesta semana. As peças e materiais especiais, como barras de ancoragem e aço específico para estruturas de ponte, estão sendo fabricados em São Paulo e já começaram a ser transportados para Rondônia.

Além dos reparos, está prevista uma transformação estrutural: as pontes passarão a adotar uma tipologia mista, incluindo elementos estaiados, que usam cabos tensionados para reforçar a sustentação. “Vamos manter a base estrutural atual e acrescentar cabos.

A ponte ganhará o dobro de segurança. A previsão é liberar a ponte nova em até 40 dias e a antiga entre quatro e cinco meses. A reabilitação completa das duas deve levar cerca de um ano”, garantiu o superintendente.

Outro ponto de atenção é o possível impacto de uma dragagem de areia lavada nas proximidades das pontes, denunciado por moradores do bairro Santa Isabel. Segundo relatos, a remoção de material pode estar desestabilizando o solo da região. “Já oficiamos o Ministério Público Federal para apurar o caso, porque o DNIT não tem competência investigativa nesse tipo de ocorrência”, destacou André.

Enquanto isso, o DNIT pede cautela aos motoristas que trafegam pela região. A reestruturação das pontes visa garantir segurança viária e evitar o isolamento de comunidades que dependem da BR-364 como principal via de acesso.

Imagens do ProjetoDivulgação

Por: Redação

Fotos/Imagens: Cristiano Araújo

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