Home / Politica / Quaest: 71% dos brasileiros rejeitam tarifas de Trump contra o Brasil

Quaest: 71% dos brasileiros rejeitam tarifas de Trump contra o Brasil

Pesquisa mostra que maioria vê como injusta a medida adotada pelos EUA sob alegação de perseguição a Bolsonaro.

A grande maioria dos brasileiros não concorda com o chamado tarifaço imposto por Donald Trump ao Brasil. Segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (20), 71% consideram que o presidente dos Estados Unidos está errado ao elevar as tarifas sobre produtos brasileiros sob o argumento de que Jair Bolsonaro (PL) estaria sendo alvo de perseguição política no país.

Na outra ponta, 21% disseram acreditar que Trump está certo, enquanto 8% não souberam ou não responderam.

O conflito comercial ganhou corpo em julho, quando Trump assinou um decreto impondo tarifas de até 50% sobre parte das exportações brasileiras. Apesar de exceções em cerca de 700 categorias, quase metade dos produtos enviados aos EUA foi afetada. As novas taxas começaram a valer em 6 de agosto.

Entre as justificativas apresentadas, o republicano citou a “caça às bruxas” contra Bolsonaro. O ex-presidente brasileiro é réu no Supremo Tribunal Federal (STF), acusado de tentar articular um golpe de Estado após a derrota nas eleições de 2022. O julgamento do caso está marcado para o próximo dia 2 de setembro.

O levantamento ouviu 2.004 pessoas presencialmente, entre 13 e 17 de agosto, com margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e nível de confiança de 95%.

A pesquisa também mostrou estabilidade em relação ao mês anterior: em julho, 72% já consideravam a medida equivocada, contra 19% que apoiavam Trump.

Texto: Daniela Castelo Branco

Foto: Divulgação

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *