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Restituição do IR 2025: Receita paga R$ 11 bilhões no segundo lote nesta segunda-feira (30)

Mais de 6,5 milhões de contribuintes receberão valores; veja quem tem prioridade e como consultar

A Receita Federal libera nesta segunda-feira (30) o pagamento do segundo lote da restituição do Imposto de Renda 2025, com a expectativa de contemplar 6.545.322 contribuintes. O total a ser pago chega a R$ 11 bilhões, sendo R$ 1,8 bilhão destinados aos contribuintes prioritários.

Quem tem prioridade?

Entre os que receberão neste lote, estão:

  • 148.090 idosos acima de 80 anos;
  • 1.044.585 contribuintes entre 60 e 79 anos;
  • 91.363 pessoas com deficiência física ou mental, ou moléstia grave;
  • 496.650 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
  • 4.764.634 contribuintes que optaram por usar a declaração pré-preenchida e receber via Pix, sendo considerados prioritários.

Além disso, o lote inclui também restituições residuais de anos anteriores.

Onde o valor será depositado?

O valor da restituição é depositado diretamente na conta bancária informada pelo contribuinte na hora de enviar a declaração. Caso o dinheiro não seja resgatado em até um ano, será necessário solicitar o pagamento novamente via e-CAC, o serviço virtual da Receita Federal.

Como consultar se vou receber neste lote?

O contribuinte pode consultar sua situação em poucos passos:

  1. Acesse o site da Receita Federal;
  2. Clique em “Meu Imposto de Renda”;
  3. Depois, em “Consultar a Restituição”;
  4. Informe CPF e data de nascimento;
  5. Marque “Sou humano” e clique em “Consultar”.

Calendário de pagamentos

Se você não foi contemplado neste segundo lote, ainda há outras oportunidades ao longo do ano:

  • Terceiro lote: 31 de julho
  • Quarto lote: 29 de agosto
  • Quinto e último lote: 30 de setembro

Por que minha restituição não saiu?

Alguns motivos comuns podem explicar a ausência no lote atual:

  • A declaração ainda não foi incluída nos lotes liberados;
  • Você está na malha fiscal (pendências ou inconsistências na declaração);
  • Está em malha débito, ou seja, possui dívidas com a Receita que estão sendo compensadas;
  • Os dados bancários estão incorretos ou a conta foi encerrada.

Para entender o motivo, é possível acessar o extrato da declaração no sistema “Meu Imposto de Renda”, dentro do e-CAC.

Texto: Daniela Castelo Branco

Foto: Divulgação

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