Home / Politica / Sete em cada dez brasileiros temem que tarifas de Trump elevem a inflação, aponta AtlasIntel

Sete em cada dez brasileiros temem que tarifas de Trump elevem a inflação, aponta AtlasIntel

Levantamento mostra pessimismo da população com efeitos do tarifaço sobre preços e crescimento econômico do Brasil

A decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de aplicar tarifas de 50% sobre produtos brasileiros acendeu um alerta entre os brasileiros. Segundo pesquisa AtlasIntel divulgada nesta terça-feira (15), 70% acreditam que as tarifas vão provocar alta da inflação no país.

O mesmo percentual expressivo vê impactos negativos no crescimento econômico brasileiro. Para 72% dos entrevistados, o tarifaço deve reduzir o ritmo da atividade econômica, enquanto 15% acreditam que não haverá impacto e apenas 8% projetam crescimento do PIB.

A percepção geral também é de preocupação com a intensidade do impacto:

  • 48% acham que o efeito será alto
  • 14,9% acreditam que será muito alto
  • 30,8% consideram o impacto baixo
  • Apenas 2,4% avaliam que não haverá impacto algum

O levantamento, feito com 2.841 brasileiros entre os dias 11 e 13 de julho, possui margem de erro de 2 pontos percentuais e nível de confiança de 95%.

O temor da população reflete o tamanho da dependência brasileira de produtos estratégicos importados dos Estados Unidos e o efeito dominó que tarifas desse porte podem causar, desde o aumento no custo de insumos industriais até a pressão direta nos preços ao consumidor.

O resultado chega num momento em que o governo federal e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, articulam estratégias distintas para negociar com Washington, tentando minimizar os danos econômicos e políticos da medida.

A percepção negativa também fortalece o apoio à ideia de retaliação, como apontou outra pesquisa da mesma AtlasIntel, que mostrou que 51,2% dos brasileiros defendem uma resposta do Brasil aos EUA; especialmente via aumento de tarifas a produtos americanos.

Texto: Daniela Castelo Branco

Foto: Divulgação

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *