Home / Nacional / STF elege Edson Fachin como novo presidente da Corte

STF elege Edson Fachin como novo presidente da Corte

Ministro assume gestão 2025-2027 e Alexandre de Moraes será o vice; posse ocorre no próximo mês.

O Supremo Tribunal Federal (STF) vai eleger nesta quarta-feira (13) o ministro Edson Fachin como o novo presidente da Corte, para o mandato de 2025 a 2027. O vice-presidente será Alexandre de Moraes.

A eleição no STF é simbólica e segue a tradição de rotatividade por antiguidade entre os ministros. Fachin sucede Luís Roberto Barroso, assumindo também a presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a representação máxima do Poder Judiciário no país.

De acordo com o Regimento Interno do STF, os novos dirigentes são eleitos na segunda sessão ordinária do mês anterior ao término do mandato do presidente atual. A prática mantém a tradição de que o ministro mais antigo da Corte, que ainda não tenha ocupado a presidência, seja escolhido para o cargo.

Indicado ao STF pela então presidente Dilma Rousseff (PT), Fachin tomou posse na Corte em 16 de junho de 2015. Natural de Rondinha (RS), o ministro tem 67 anos e é professor titular de Direito Civil na UFPR (Universidade Federal do Paraná). Formado em direito na mesma instituição, possui mestrado e doutorado em Direito Civil pela PUC-SP e pós-doutorado no Canadá.

A posse oficial de Fachin está prevista para o próximo mês, quando iniciará formalmente a gestão que sucederá Barroso, com foco na continuidade administrativa e no fortalecimento das atividades judiciais do STF.

Texto: Daniela Castelo Branco

Foto: Divulgação/Agência Brasil

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *