Home / Politica / Tarcísio exalta Temer e diz que ex-presidente transformou Brasil em país “pró-business”

Tarcísio exalta Temer e diz que ex-presidente transformou Brasil em país “pró-business”

Em congresso da APM, governador de SP trocou afagos políticos, anunciou repasses a prefeitos e fez críticas ao governo Lula.

Em um evento marcado por elogios, afagos políticos e anúncios de recursos, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), exaltou nesta terça-feira (26) a figura do ex-presidente Michel Temer (MDB). Durante congresso da Associação Paulista de Municípios (APM), o governador disse que Temer teve “coragem e sabedoria” para transformar o Brasil em um país “pró-business” e implementar reformas que, segundo ele, marcaram a história recente.

“O tempo e a história farão justiça ao senhor”, disse Tarcísio ao emedebista, que estava presente ao encontro e retribuiu os elogios, aconselhando prefeitos a seguirem o exemplo de gestão do governador e do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB).

Troca de elogios e recados políticos

Temer também destacou a parceria entre Tarcísio e Nunes na área de segurança pública, afirmando que acompanha de perto os resultados pela internet. “Essa cooperação tem gerado resultados significativos no combate à criminalidade”, afirmou.

Tarcísio, por sua vez, aproveitou o palco para uma reaproximação com o ex-governador Rodrigo Garcia, a quem derrotou nas eleições de 2022. Chamou-o de “nosso sempre governador” e “grande gestor”, em um gesto simbólico de reconciliação.

Anúncios aos prefeitos

Diante de dezenas de prefeitos, o governador paulista prometeu atender ao menos uma demanda de cada município e anunciou que vai repassar máquinas, ambulâncias, equipamentos e recursos da Tabela SUS Paulista para hospitais municipais. “Quero dizer que vocês podem e devem contar com o governo de São Paulo”, afirmou.

O evento, conduzido pelo secretário de Governo e presidente licenciado do PSD, Gilberto Kassab, reforçou o tom municipalista. O presidente da APM, Fred Guidoni, defendeu mais repasses às cidades e a aprovação da PEC 25/2022, que aumenta em 1,5% o Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Em clima descontraído, Guidoni entregou a Tarcísio chuteiras e uma camisa do “time municipalista”. O governador entrou na brincadeira: “Se pegar chute meu, não tem convênio”, disse, arrancando risadas.

Entre críticas e acenos

Embora o tom tenha sido de conciliação, Tarcísio também aproveitou para criticar o projeto do governo Lula (PT) que amplia a faixa de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil. “Essa medida subtrai receita dos municípios”, afirmou, em defesa das prefeituras.

Os gestos de Tarcísio e os afagos de Kassab; que o chamou de “esperança” para o futuro, reforçam o movimento de bastidores que o coloca como potencial candidato à Presidência em 2026. Oficialmente, no entanto, o governador insiste que buscará a reeleição.

Entre elogios, anúncios e críticas, o congresso da APM revelou mais do que uma agenda municipalista: foi um palco de articulação política, onde Tarcísio ensaia passos maiores enquanto reafirma sua base em São Paulo. Afinal, no jogo político, cada palavra dita em público é também um recado para o futuro.

Texto: Daniela Castelo Branco

Foto: Divulgação

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *