Republicano disse que não aceitará ações “discriminatórias” contra empresas de tecnologia americanas
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a adotar um tom duro contra países que aplicam legislações ou impostos que afetem as gigantes da tecnologia americana. Em publicação feita na noite de segunda-feira (25) na Truth Social, sua rede social, o republicano afirmou que está disposto a retaliar com tarifas “substanciais” caso tais medidas não sejam retiradas.
Ataque direto às regras digitais estrangeiras
Segundo Trump, “impostos, legislação e regulamentações de mercados digitais são todos projetados para prejudicar ou discriminar a tecnologia americana”. O alerta foi direcionado a governos que, segundo ele, estariam criando obstáculos às big techs em seus territórios.
Retaliação comercial
O presidente declarou que, caso esses países mantenham tais medidas, os Estados Unidos vão impor “tarifas adicionais substanciais às exportações” e até mesmo adotar restrições à exportação de tecnologias e chips altamente protegidos.
Mensagem de confronto
Em tom desafiador, Trump concluiu a publicação afirmando:
“Os Estados Unidos e as empresas de tecnologia americanas não são mais o ‘cofrinho’ nem o ‘capacho’ do mundo. Mostrem respeito aos Estados Unidos e às nossas incríveis empresas de tecnologia ou considerem as consequências.”
Texto: Daniela Castelo Branco
Foto: Divulgaçõa