Presidente reage a rumores e critica democratas; tensão com Teerã segue após anúncio de cessar-fogo.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira (30) que não há qualquer negociação em curso com o Irã e negou categoricamente estar oferecendo concessões ao país. A declaração foi feita em sua rede social, a Truth Social, e ocorre dias após rumores de que Washington poderia ajudar Teerã a desenvolver um programa nuclear com fins civis.
“Não estou oferecendo NADA ao Irã”, escreveu Trump, em tom enfático, ao criticar o senador democrata Chris Coons. “Diferentemente de Obama, que pagou a eles bilhões de dólares no estúpido ‘caminho para um JCPOA de armas nucleares’, nem estou falando com eles, já que nós obliteramos; ou seja; anularam totalmente suas instalações nucleares”, afirmou, referindo-se ao acordo firmado em 2015 e ao recente ataque anunciado pelos EUA contra alvos iranianos.
Na última sexta-feira (27), o republicano já havia rejeitado reportagens que apontavam uma suposta disposição do governo norte-americano em permitir que o Irã acessasse até US$ 30 bilhões para financiar um programa de energia nuclear com fins pacíficos; algo que, até agora, Washington vinha rejeitando publicamente.
Negociações indiretas seguem nos bastidores
Apesar da retórica dura, os dois países vinham mantendo conversas indiretas desde abril, na tentativa de reabrir uma via diplomática sobre o programa nuclear iraniano. Teerã insiste que o projeto tem fins exclusivamente pacíficos, enquanto os Estados Unidos têm pressionado para impedir qualquer avanço que possa resultar na fabricação de uma bomba atômica.
Cessar-fogo entre Irã e Israel
Na semana passada, Trump anunciou um cessar-fogo entre Israel e o Irã, após semanas de escalada que ameaçaram mergulhar o Oriente Médio em um conflito ainda maior. A trégua foi estabelecida após a ofensiva israelense de 13 de junho, que atingiu diretamente o território iraniano, marcando um dos momentos mais tensos desde o início da guerra em Gaza, em outubro de 2023.
O anúncio do cessar-fogo gerou alívio temporário na região, mas a instabilidade persiste. Ao reafirmar a destruição das instalações nucleares do Irã e adotar um tom agressivo contra os democratas, Trump sinaliza que, mesmo com a trégua, a tensão entre Teerã e Washington ainda está longe de ser resolvida.
Texto: Daniela Castelo Branco
Foto: Divulgação