Home / Politica / Zambelli passa mal durante audiência na Itália e sessão é adiada

Zambelli passa mal durante audiência na Itália e sessão é adiada

Deputada licenciada foi levada a posto de saúde; processo de extradição segue em avaliação.

A deputada licenciada Carla Zambelli (PL-SP) passou mal durante audiência na Itália nesta quarta-feira (13) e precisou ser encaminhada a um posto de saúde. Segundo sua defesa, a parlamentar sentiu tontura no início da sessão, que acabou sendo adiada.

Zambelli está presa desde 29 de julho na prisão feminina de Rebibbia, em Roma, e já teve autorizado o acesso a medicamentos para tratar sua condição de saúde. A deputada sofre de Síndrome de Ehlers-Danlos, uma doença rara que afeta músculos e articulações, causando frouxidão e fragilidade.

Durante a audiência, a defesa pretendia sugerir que Zambelli cumprisse medidas cautelares em um apartamento na capital italiana até a conclusão do processo de extradição. Diferentemente da sessão anterior, desta vez havia a presença de um representante da Advocacia-Geral da União (AGU).

O Ministério do Interior da Itália, equivalente ao Ministério da Justiça no Brasil, recebeu o pedido de extradição em 12 de junho. Agora, um tribunal italiano avalia se há condições legais para a extradição, analisando documentação e a condenação pelo crime de invasão de dispositivo eletrônico. Caso aprovada, a decisão volta ao Ministério do Interior, que comunica a Embaixada do Brasil na Itália para organizar a logística do transporte da parlamentar ao país.

Em maio deste ano, Zambelli foi condenada a dez anos de prisão pelo envolvimento na invasão do sistema do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), junto ao hacker Walter Delgatti.

Texto: Daniela Castelo Branco

Foto: Divulgação

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *